A grande teoria de que verdade é a base de todos os relacionamentos, e algo que na prática não funciona muito bem. Nem sempre as pessoas contam tudo o que fazem ou fizeram, e isso pode acabar sendo a razão do fim de um relacionamento.
Apesar de aos olhos de alguns essas “mentirinhas” parecerem algo sem muita importância, isso pode se tornar algo grave se a relação for para frente. A pessoa pode criar o costume de esconder verdades. Comunicar a verdade é essencial, mesmo que seja uma verdade muito difícil de ser contada. Se não conseguir contar de uma vez, vá preparando o terreno, veja como a pessoa reage em situações parecidas e depois conte. O importante é que no final toda a verdade seja dita.
Muitas vezes deixar de falar a verdade ou omitir algumas coisas do parceiro, pensando em evitar brigas e aborrecimentos, podem trazer novas brigas e aborrecimentos no futuro. O parceiro poderá se sentir traído e enganado e em consequencia disso a confiança conquistada desce pelo ralo.
E nem adianta dar mil explicações e tentar se desculpar pelo que já passou, pelo o que disse e o que deixou de dizer, que não vai fazer diferença nenhuma. Nessas horas tudo o que vai importar na cabeça do outro é o fato ocorrido e a mentira em si. Esquece esse negócio que a pessoa vai levar em consideração tudo o que vocês viveram, e tudo o que você já passou e fez por essa pessoa.
Relacionamento é muito complicado, principalmente quando um é mais cabeça do que o outro.
Em um relacionamento, o vacilo de acreditar que a vida deve ser um livro aberto, quase sempre é cometido. Dissabores e triunfos pregressos, principalmente os sentimentais, são naturalmente declarados. Só que na maioria das vezes não podemos imaginar como essas passagens vão ser citadas e deturpadas nas páginas seguintes pelo seu novo co-autor.
Quando alguém chega em nossa vida, temos como hábito fazer uma sinopse do período em que essa pessoa ainda não figurava na nossa história. Começamos pelas passagens mais marcantes e menos assustadoras, mas depois, conforme a intimidade vai chegando, as partes obscuras da nossa trajetória também são confessadas.
Só que nem sempre a sensibilidade do outro é tão aguçada quanto a nossa crocodilagem. Todas as confissões do passado podem ser usadas contra você. Os fatos da sua vida podem ser sempre lembrados por ele nas brigas. E você pode ser condenada pelos erros que cometeu a todo instante.
E é possível que pelo menos um rótulo provavelmente você irá carregar.
Até o momento em que tratamos os atos cometidos no passado como se fosse presente, e se o passado nem sempre agrada aos outros, principalmente ao parceiro, a verdade pode atrapalhar um pouco, ou muito.
Talvez seja pelo simples motivo das pessoas não entenderem ou reagirem de maneira contrária a que esperamos, que a verdade deixe de ser dita e fique esquecida em algum lugar de nossa consciência.
Viver de passado é difícil... principalmente de outra pessoa.. o melhor é pensar que a vida de cada um, pertence a cada um e que todo mundo tem escolhas na vida pra viver, falar e fazer o que quiser.
Nem os dedos que temos nas mãos são iguais, pensar que se seu parceiro não agiu, ou é como você esperava, e ficar ressentida porque ele deixou de entender a verdade como você esperava, só vai atrapalhar a vida a dois.
Fatos do passado só são uma ameaça à segurança, quando se faz disso um grande problema. Geralmente quando a gente se apaixona, a insegurança vem no pacote, e é difícil pra quem está apaixonado, não se importar nem um pouco com o passado do outro, ou criar monstros na cabeça. Só que para o outro também fica difícil ter que aguentar todos os rompantes e paranóias cometidos pelo ciúme e pela tal insegurança.
Dizer a verdade tem sim suas vantagens, porém também suas desvantagens, que devem ser levados em conta conforme a consciência, o parceiro, e o relacionamento de cada um. Corre-se o risco perder uma pessoa ou um relacionamento por excesso ou por falta da tão esperada verdade.
O fato é, que devemos sim falar a verdade, pelo menos é o que manda a grande e linda TEORIA, mas a grande realidade é que muitas pessoas só dizem o que acham que devem dizer, e escondem até onde podem seus defeitos e falhas, maquiando-os com meias e insensatas verdades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário