segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Sensação de Vazio.


Alguma vez você já sentiu vontade de chorar, mesmo sem ter nenhum motivo aparente? Acho que a maioria das pessoas já passou por isso.

Você está com uma saúde boa, sua vida está muito bem, mas você sente uma estranha sensação de desconforto, sente que está faltando algo em sua vida mas não sabe o que é.

Acho que a expressão que define melhor este desconforto é "sensação de vazio".

Mas porque as pessoas sofrem esta sensação de vazio? O que é preciso para preencher este vazio?



Se você perguntar para alguém o que deve fazer para acabar com o tal do vazio, a resposta irá depender das crenças dessa pessoa:

Uma pessoa religiosa diria que esta sensação é a falta de Deus, de Jesus, de Alá, de Buda, e diria também que a sensação de vazio desapareceria se você frequentasse a igreja ou templo.

Um aventureiro diria que esta sensação é a falta de aventuras na sua vida, e que ela desapareceria se você viajasse, se fosse voar de parapente e descer as corredeiras do Himalaia com um caiaque.

Um frequentador de festas noturnas diria que esta sensação é a falta de farra, e que ela desapareceria se você começasse a frequentar as casas noturnas todo fim de semana.

Um bêbado diria que esta sensação é a falta de álcool, e que ela desapareceria se você tomasse uns porres.

Um viciado em trabalho diria que esta sensação é a falta de ocupação, e que ela desapareceria se você trabalhasse da manhã à noite, de segunda a segunda.

Qual das afirmações acima está correta? Será que para acabar com esta sensação de vazio você precisa se tornar uma pessoa religiosa? Precisa se aventurar com esportes radicais? Precisa trair seu cônjuge? Em verdade, todas as respostas estão certas, e todas as respostas estão erradas. Calma, eu não fiquei doido, não. Vou explicar. Imagine a seguinte situação:

Você estava sentindo o tal do vazio, e decidiu frequentar uma igreja. Quando você está na igreja, sente que tudo está bem, e que a sensação de vazio desapareceu. Mas basta passar alguns dias sem ir à igreja, ou sem fazer suas orações, que o tal do vazio volta a te atormentar. Se pensarmos bem, neste caso a pessoa não está atacando a causa da sensação do vazio. Ela está apenas ocupando sua mente toda vez que a sensação aparece.

Quando a tristeza aflora na mente, a pessoa corre para o templo ou igreja. É como se a religião fosse uma espécie de aspirina para sua aflição existencial. Oras! Você vai querer passar a vida toda tomando aspirina? Não é melhor descobrir a fonte da sensação de vazio?

A verdadeira fonte da sensação de vazio.

Talvez você discorde de mim, mas mesmo assim eu o convido a fazer um teste e decobrir se irá se sentir melhor. Na minha concepção, a sensação de vazio é a falta de algo. Óbvio, eu sei. Mas este algo não é a religião, nem aventuras, nem sexo, nem drogas. Nada disso. A sensação de vazio nada mais é do que a falta de você mesmo. Experimente ser você mesmo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário